segunda-feira, 21 de maio de 2012

Homeostase

Este post é sobre o equilíbrio interno, mais conhecido como homeostase e seus meios de controle. Relacionando com os dois posts anteriores a homeostase é mantida principalmente pelo sistema endócrino e pelo sistema nervoso, os quais atuam através da comunicação entre células por hormônios, neuro-hormônios e neurotransmissores.


HOMEOSTASE
Processo pelo qual o corpo mantém um meio interno relativamente estável frente a uma variação interna ou externa Seu controle reside principalmente nos sistemas nervoso e endócrino com suas combinações de sinais químicos e elétricos.

Controle homeostático
As respostas homeostáticas podem ocorrer em pequenas regiões localizadas no corpo ou podem ser sistêmicas.
  • Controle local: uma mudança relativamente isolada ocorre na vizinhança de uma célula ou tecido e provoca uma resposta parácrina ou autócrina.
  • Controle reflexo: um centro de controle localizado fora do tecido ou célula afetados recebe informação e toma a decisão de enviar um sinal químico ou elétrico que inicia a resposta. Estas vias reflexas de longa distância envolvem os sistemas nervoso e endócrino.
As complexas vias de controle reflexo possuem múltiplos centros integrativos e envolvem a ação de mais de um hormônio. Quando um hormônio controla a secreção de outro, ele é chamado de hormônio trófico. Podendo tanto liberar mais ou menos o hormônio que ele controla. Seus nomes frequentemente terminam com o sufixo – tropina. Ex.: gonadotrofina.
    • Circuitos de resposta

Este receptor não é uma proteína de membrana como nas transduções. Os receptores reflexos ou sensitivos são células especializadas, partes de células, ou receptores complexos multicelulares. Ex.: olhos, orelhas, nariz, língua, quimiorreceptores, osmorreceptores, barorreceptores, proprioceptores, termorreceptores, etc.
Nos reflexos endócrinos, o centro de integração é a célula endócrina. Nos reflexos nervosos, o centro de integração reside no SNC (encéfalo e medula espinal). 
O ponto de referência pode variar de pessoa para pessoa, conforme herança genética e condições às quais estão habituadas. 
Os efetores do sistema endócrino são quaisquer células que tenham receptores apropriados para o hormônio. Os efetores do sistema nervoso são os músculos, glândulas e algumas vezes tecido adiposo.  
A resposta apropriada pode ser de duas formas: resposta da célula ou tecido, específica, que resulta da combinação do ligante com o receptor. Ou uma resposta sistêmica, ampla, é a conseqüência para o tecido ou organismo como um todo. Ex.: adrenalina à resposta celular: relaxamento da musculatura lisa; resposta sistêmica: aumento do fluxo de sangue através do vaso. 

    • Circuitos de retroalimentação / feedback
O circuito de retroalimentação modula o circuito de resposta.
O receptor envia sinais a todo instante de volta ao centro de integração de modo que ele recebe informações constantes de como o efetor esta realizando a resposta apropriada. Quando a resposta chega ao nível desejado o centro de integração faz com que o efetor pare, assim completando o circuito.

·         Negativa – homeostático
Projetados para manter o sistema no ponto de referência ou próximo a ele de modo que o parâmetro se mantenha relativamente estável. Estabilizam a variação fisiológica que está sendo regulada.
Todos os reflexos homeostáticos são controlados por retroalimentação negativa, a fim de que o parâmetro sob controle permaneça dentro de limites normais.
Os circuitos de retroalimentação negativa podem restaurar o estado normal, mas não podem evitar o distúrbio inicial que altera os limites normais.
Pode causar tanto um efeito de estimulação quanto de inibição, pois é um efeito negativo sobre o estímulo inicial visando o equilíbrio. Ou seja,  se o estímulo inicial promove o aumento de uma certa substância, o feedback negativo irá diminuí-la, porém se o estímulo inicial promove a diminuição de uma certa substância, o feedback negativo sobre este estímulo resultará em um aumento.


·         Positiva – não homeostáticos
A resposta reforça o estímulo inicial ao invés de diminuí-lo ou removê-lo, desestabilizando a variável e gerando um círculo vicioso de resposta continuamente crescente que leva a um descontrole temporário do sistema.




O sistema de feedback positivo e negativo é simples e vocês verão em muitas ocasiões este sistema agindo para controlar e manter a homeostase.

Espero que tenham gostado, bons estudos! Beijos =)

5 comentários:

  1. Muito proveitoso, obrigada pela ajuda.
    Joyce Bezerra
    Estudante de Nutrição

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado pelas informações, me ajudou bastante.

    ResponderExcluir
  3. Gostei. Gostaria de saber os parâmetros mantidos pela homeostasia.

    ResponderExcluir
  4. Gostei. Gostaria de saber os parâmetros mantidos pela homeostasia.

    ResponderExcluir